Toxina Botulínica

Sobre o tratamento

aplicacion-de-botox-700x460A toxina botulínica é utilizada para atenuar rugas de expressão da face, pescoço e colo e também para diminuir a transpiração excessiva. É uma substância paralisante produzida por uma bactéria e provoca relaxamento muscular de duração temporária. Ela foi usada inicialmente para o tratamento de espasmos musculares faciais e para corrigir a visão dupla decorrente do desequilíbrio dos músculos oculares.

Para o rejuvenescimento, pequenas quantidades de toxina botulínica são injetadas com uma agulha fina no músculo da ruga. Quando injetada a toxina bloqueia o impulso do nervo para alcançar aquela determinada área, resultando em relaxamento muscular. As rugas suavizam ou desaparecem dependendo da sua profundidade. O efeito da toxina botulínica ocorre somente na área próxima à injeção e os músculos relacionados a outras expressões não são afetados. Os efeitos da toxina iniciam em 48 horas, estão completos em 14 dias, tem duração média de 3 a 4 meses e pode ser reaplicada. A duração do efeito varia de paciente para paciente e geralmente depois de vários tratamentos pode ser maior.

A dor associada às injeções é mínima, a maioria dos pacientes compara a sensação à uma picada de inseto. É possível usar um anestésico em creme por 20 a 30 minutos antes do procedimento. Você pode retomar suas atividades normais imediatamente após a aplicação. As aplicações são rápidas, simples e seguras quando realizadas por um dermatologista experiente. Os possíveis efeitos colaterais são temporários e se localizam na área da injeção.

As áreas mais comuns para o uso da toxina botulínica são entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos, as linhas de expressão horizontais na testa, os pés de galinha no canto externo dos olhos e as bandas musculares na frente do pescoço.

A vantagem da toxina botulínica é a eliminação ou redução das rugas sem a necessidade de uma cirurgia. Há poucas restrições ou contra indicações relativas aos tratamentos com a toxina botulínica, e o seu dermatologista poderá informar quais são. Antes de realizar qualquer procedimento estético, discuta com seu dermatologista qual a melhor opção para o seu caso.

*A realização deste procedimento somente ocorrerá após consulta dermatológica, devido às particularidades de cada paciente.