Preenchimento Cutâneo

Sobre o tratamento

preenO preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de depressões da pele ou perdas de volume corporal. Consiste na injeção de substâncias sob a pele, elevando-a, e diminuindo a profundidade da depressão com melhora do aspecto estético.

A técnica é utilizada para a correção dos sulcos nasogenianos e mento labiais (“bigode chinês”) , rugas ao redor dos lábios (“código de barras”), olheiras, aumento dos lábios e bochechas, cicatrizes de acne, depressões de celulite, entre outras.

A técnica pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido, feito sob anestesia local. Utiliza-se cremes anestésicos aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento ou infiltrações de anestésicos semelhante às utilizadas pelos dentistas.

Algumas das substâncias mais usadas são o ácido hialurônico, ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e metacrilato.

O ácido hialurônico é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da pele, raramente causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 18 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. Muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios.
A hidroxiapatita de cálcio é um composto sintético na forma de micro esferas suspensas em gel aquoso. É seguro e bem tolerado pelo organismo e reabsorvido completamente após 2 a 5 anos. Sua principal vantagem frente a outros produtos não definitivos, é a duração longa sem os riscos dos preenchedores definitivos.

O ácido polilático é uma substância sintética que, injetada na pele, estimula a produção de colágeno de maneira bastante eficaz e duradoura. A sua vantagem é que ele estimula a própria pele a produzir colágeno, portanto não é um preenchedor verdadeiro, mas um estimulante da formação do colágeno do próprio indivíduo. A sua aplicação também pode ser feita em áreas de depressão da pele como cicatrizes deprimidas, cicatrizes de acne, áreas com falta de gordura, partes envelhecidas, rugas e áreas flácidas. O tratamento consiste em um mínimo de 3 a 4 sessões de injeções em intervalos de 20 a 30 dias entre elas, dependendo do problema.

O metacrilato é um preenchedor definitivo. Por não ser reabsorvido pelo organismo seus resultados são duradouros e é mais utilizado para correção de sulcos profundos e para alteração do contorno corporal. A substância é aplicada mais profundamente e pode ser usada em maior volume. Deve ser usado com cuidado e indicação precisas pois pode gerar reações como inflamações, nódulos, inchaço e desconforto logo após a aplicação e também a longo prazo.

Consulte um dos dermatologistas do Cepelle para definir qual a melhor opção para o seu caso.

*A realização deste procedimento somente ocorrerá após consulta dermatológica, devido às particularidades de cada paciente.