Peeling

Sobre o tratamento

peeling1O peeling (descascar do inglês) é uma técnica para amenizar problemas como manchas, acne, rugas e cicatrizes. Podem ser feitos com substâncias químicas e aparelhos (peeling de cristal e laser). Diferentes graus de intensidade podem ser conseguidos (superficiais, médios ou profundos) de acordo com o problema a ser tratado. A descamação vem seguida de uma reconstituição da pele, dando lugar a um tecido mais homogêneo, rico em colágeno e com menos manchas. A pele torna-se mais consistente, corada e lisa, com diminuição na profundidade das rugas. Algumas manchas podem desaparecer e cicatrizes podem ser amenizadas.

A eficácia de peeling depende de vários fatores, tais como a natureza dos danos da pele e a profundidade da ação desejada. De acordo com estes fatores, opta-se pelo tipo de peeling a ser realizado: (1) superficial – provoca descamação superficial mais ou menos pronunciada, não prejudicando a vida social; (2) médio – origina a descamação da epiderme até o inicio da derme; (3) profundo – produz necrose completa da epiderme e da derme até níveis papilares ou reticulares. Para os peelings médios e profundos é preciso repouso de 7 a 10 dias. Podem ser usados na pratica do peeling superficial: solução de Jessner, ácido tricloroacético (TCA) em baixas concentrações, ácido salicílico, ácido retinóico e ácido glicólico. Para o peeling médio, TCA em altas concentrações ou associado a outros ácidos e o fenol. Por fim, para o peeling profundo, pode-se utilizar o TCA em concentração superior a 50% e preparações contendo fenol.

A indicação do peeling deve ser feita por um dermatologista. O uso de cremes por 4-6 semanas antes do procedimento é recomendado. Vermelhidão e descamação variável são observados após o procedimento. O período de recuperação varia de 1 semana a 1 mês. Neste período o paciente deve evitar a exposição solar. O peeling pode deixar cicatrizes ou manchas na área de aplicação dos ácidos(principalmente os mais profundos). Complicações são raras, mas podem acontecer mesmo com profissionais experientes. Procure o seu dermatologista e discuta a melhor opção para o seu caso.

*A realização deste procedimento somente ocorrerá após consulta dermatológica, devido às particularidades de cada paciente.